Apresentação
/ Casa das Cores

A Casa das Cores é um Centro de Acolhimento Temporário para crianças em perigo, cuja proteção e garantia de direitos passa, em determinado momento das suas vidas, pela institucionalização. Trata-se de uma casa preparada para receber 12 crianças de ambos os sexos, onde se possam criar as condições mais próximas das de um ambiente familiar saudável e equilibrado e que permita a construção e concretização de projectos de vida.

Paralelamente, procura-se trabalhar as necessidades de cada família e as suas potencialidades, capacitando os seus membros como sujeitos da própria mudança, com vista ao restabelecimento dos laços familiares. Tudo isto, em articulação com os recursos da comunidade, promovendo a manutenção de redes, formais e informais, (com os projetos e as respostas já existentes localmente) de suporte familiar e comunitário.

Objetivos no que respeita ao acolhimento das crianças:

  • Proporcionar às crianças e jovens a satisfação de todas as suas necessidades básicas (alimentação saudável, vestuário...) e emocionais, em condições de vida idênticas às de uma família.
  • Garantir o acesso à escolaridade e/ou formação profissional nos estabelecimentos adequados, acompanhando as tarefas escolares, pedagógicas, culturais e sociais.
  • Promover as relações e contactos com as famílias de origem, sempre que possível, com vista à reestruturação dos laços e à sua reintegração.

Objetivos no âmbito do trabalho com as famílias:

  • Apostar no trabalho de mediação e reestruturação dos laços familiares.
  • Apoiar as famílias, consciencializando-as para uma maior eficácia no desempenho das suas funções parentais.
  • Estudar e encaminhar cada situação para as respostas existentes.

A funcionar desde Maio de 2009, a Casa das Cores tem um acordo de cooperação com a Segurança Social e beneficia do apoio do Banco Alimentar, bem como de diversas empresas e particulares.

Para saber mais, visite a Página de Facebook da Casa das Cores (novo site em construção).